domingo, 19 de junho de 2011

Pão de Abacate


Hum...adoro abacate...batido com leite condensado (que gordo)!!! Gosto também feito salada (simplesmente fatiado e servido com alface e tomate) ou na tradicional guacamole. 
O abacate é calórico sim, mas cheio de vitaminas e gorduras monoinsaturadas (aquela que não faz mal a saúde e ajudar a reduzir a mau colesterol).
Para aproveitar a safra  (estava com 3 na geladeira e ia acabar comendo todos com leite condensado hehehe...), comecei a procurar outras formas de preparar e para minha surpresa encontrei varias receitas, para mim inusitadas, como o pão que estou postando hoje.
O resultado foi um pão extremamente macio, fofo, úmido, lembrando um pouco o pão de batata, e sem gosto do abacate. Vale muito a pena fazer. Ficou muuuuuuuuito gostoso. Testei também fazer individuais e também ficou bom.
Na próxima vez, vou testar substituindo o leite por água,  diminuindo um pouco o açúcar e trocando 40% da farinha branca por integral, assim fica ainda mais saudável!!! Depois conto para vocês.

Ingredientes (ligeiramente adaptada do site Cyber Cook)
Rendimento 1 pão grande  ~900g

15g de fermento biológico fresco
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de leite morno
3 colheres de sopa de azeite
200g de abacate
1 ovo
4 xícaras de farinha de trigo (troquei meia xícara por semolina)
1 colher de chá de sal

1. Bata o abacate, azeite e o ovo e reserve.
2. Dissolva o fermento com o açúcar, acrescente o leite e a mistura de abacate. Aos poucos junte a farinha e o sal e misture até desgrudar das mãos. Sove bem e deixe descansar até dobrar de volume (30 minutos).
3. Modele o pão e deixe crescer novamente.
4. Leve para assar em forno pré aquecido por 15 a 20 minutos.
Não sei se já escrevi antes, mas para saber se o pão já está assado é só abrir o forno e dar uma batidinha no pão, se o som for oco ele já está assado.
Ah...fiz a massa na MFP, para isso, siga os mesmos passos acima: dissolvendo o fermento com açúcar na forma da máquina e acrescentando os líquidos e depois a farinha, escolha o ciclo Massa e depois modele conforme desejado.


Vai aí uma atualização, fiz de novo o pão com algumas modificações que não alteraram quase o resultado final. Ah...dessa vez fiz pães individuais e alguns recheei com goiabada.

Azeite 1 colher de sopa
Açucar 1 colher de sopa
Farinha de trigo 3 xícaras
Farinha de trigo integral 1 xícara



Nenhum comentário:

Postar um comentário