domingo, 24 de julho de 2011

Pão de Queijo do Viena


Quando vi essa receita minhas lombrigas já começaram a se manifestar....Já postei o bolo de pão de queijo e o pão de queijo de liquidificador, mas uma boa receita nunca é demais. E essa é ótima, me chamou bastante atenção pois nunca tinha testado uma receita com batata na massa! O resultado foi um pão com miolo bem consistente, saboroso e que congela muito bem (ótimo para assar quando bate aquela vontade louca). Fiz todo processo na planetária com a pá de pão (gancho), mas com certeza você pode amassar na mão, só vai precisar de mais força..Não precisei nem untar a mão para enrolar a massa, ela fica bem gostosa para trabalhar.
Bom, vamos lá:

Ingredientes
Fonte Blog da Miki - extraído do livro "Viena: comida de casa fora de casa" (infelizmente esgotado)

400g de batata cozida e espremida
450g de polvilho doce
500g de queijo meia cura ou outro de sua preferência ralado
2 ovos
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
75ml de óleo
75ml de leite quente
parmesão ralado para polvilhar opcional

Bata os ovos, óleo, fermento, sal e reserve.
Misture o polvilho com o queijo  (já comecei a usar a batedeira nessa etapa, cobri com um pano de prato só para o polvilho não sujar minha cozinha). Junte a batata e misture até ficar homogeneo. Acrescente a mistura de ovos e o leite aos poucos (se necessário acrescente um pouco mais de leite). Amasse bem até obter uma massa lisa (nesse ponto a batedeira ajuda muito se não quiser fazer muita força).
Faça bolinhas com a mão untada com óleo e disponha em assadeira, polvilhe com parmesão. Leve para assar em forno pré aquecido a 200C por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.
Obs. Fiz pãozinhos de 30g renderam 36. Congelei metade, dispondo as bolinhas, sem assar, em assadeira e deixando no freezer em aberto por 12 horas, depois é só embalar em saquinho ou vasilha bem tampada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário