domingo, 21 de agosto de 2011

Pavlova de Morangos


Esse doce foi criado em homenagem a bailarina russa Anna Pavlova quando estava em turnê pela Nova Zelândia e Austrália (não descobri exatamente quem foi o autor e em qual país foi criado, mas a maioria das citações é da Nova Zelândia). É uma base de merengue crocante por fora e macia por dentro, coberta com chantily e frutas. A minha não ficou macia por dentro, talvez tenha assado um pouco demais ficou como um suspiro mesmo, lembrou o nosso merengue de morangos...bom vou ter que fazer de novo mas ninguém achou ruim hehehhe. Para poder comer todas as camadas juntas, uma parte do morango eu piquei e deixei macerando em  aceto balsâmico e os morangos mais bonitos deixei para por em cima. Ah... para fazer um charme reduzi um pouco do aceto balsâmico (fervi o aceto até reduzir a metade do volume ficando com a consistência de calda de sorvete), pode fazer sem medo realça o doce da fruta e  realmente combina muito.



Ingredientes
Adaptado daqui


3 claras em temperatura ambiente
150g de açúcar de confeiteiro peneirado
1/2 colher de chá de baunilha
1/2 colher chá de vinagre branco
1 colher chá de amido de milho


Bata as claras em neve e  adicione o açúcar aos poucos. Quando já tiver firme e brilhante, junte a baunilha, vinagre e amido de milho e bata só ate incorporar (misturei à mão). Forre uma assadeira com papel manteiga ou silpat (tapete de silicone), faça um circulo grande com se fosse uma base de bolo sem trabalha muito ou em porções individuais (se quiser use um saco de confeitar com bico perlê e faça uma base redonda e aumente a borda para formar um ninho). Leve para assar em forno pré aquecido a 150C por 50 a 60 minutos, deixe esfriar no forno.
Cubra com creme de leite batido e frutas. Usei 1 caixa e morangos picados e macerados por uma hora em 1 colher de sopa e aceto balsâmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário