quinta-feira, 30 de junho de 2011

Panqueca Americana


Adoramos comer panquecas no café da manha ou lanche da tarde...claro que isso acontece só de vez em quando...na maioria da vezes é só torradinha light!!!!




Ingredientes
Fonte Cinara´s place

1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento químico
1 colher de sopa de açúcar
1/4 colher de chá de sal
1 ovo batido
1 xícara de leite
1 colher de sopa de óleo
1 colher de chá de baunilha

Bata o ovo, leite e o óleo. Misture a farinha, açúcar, sal e fermento. Junte de uma só vez os líquidos aos secos e misture levemente até incorporar (fica  um pouco empelotado mesmo).
Coloque uma colher bem cheia da massa em uma frigideira levemente untada, mantenha em fogo baixo até que a massa comece a borbulhar e as bordas a secar, vire e deixe mais um minuto. Repita até terminar a massa.
Existem muitas receitas de panquecas (aos poucos vou tentar postar), mas com essa mesmo já fiz algumas variações...pode acrescentar aos secos uma colher de sopa de chocolate em pó ou ovomaltine ou uma colher de chá de canela ou castanhas picadas. Ou aos líquidos, uma colher de sopa de creme de amendoim ou doce de leite...ou frutas frescas (banana, morango) ou congeladas (mirtilos, framboesas) quando a massa começar a borbulhar antes de virar a panqueca.


Capa de IPhone


Não, não....isso não é um doce....é uma capa de IPhone!!!!! Adooooro essas tranqueiras diferentes! Principalmente quando estão relacionadas com comida!!!!
Se achou legal pode ver outros modelos no Bem Legaus!, um blog bem divertido que sempre tem coisas diferentes ou até meio esquisitas....

domingo, 19 de junho de 2011

Pão de Abacate


Hum...adoro abacate...batido com leite condensado (que gordo)!!! Gosto também feito salada (simplesmente fatiado e servido com alface e tomate) ou na tradicional guacamole. 
O abacate é calórico sim, mas cheio de vitaminas e gorduras monoinsaturadas (aquela que não faz mal a saúde e ajudar a reduzir a mau colesterol).
Para aproveitar a safra  (estava com 3 na geladeira e ia acabar comendo todos com leite condensado hehehe...), comecei a procurar outras formas de preparar e para minha surpresa encontrei varias receitas, para mim inusitadas, como o pão que estou postando hoje.
O resultado foi um pão extremamente macio, fofo, úmido, lembrando um pouco o pão de batata, e sem gosto do abacate. Vale muito a pena fazer. Ficou muuuuuuuuito gostoso. Testei também fazer individuais e também ficou bom.
Na próxima vez, vou testar substituindo o leite por água,  diminuindo um pouco o açúcar e trocando 40% da farinha branca por integral, assim fica ainda mais saudável!!! Depois conto para vocês.

Ingredientes (ligeiramente adaptada do site Cyber Cook)
Rendimento 1 pão grande  ~900g

15g de fermento biológico fresco
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de leite morno
3 colheres de sopa de azeite
200g de abacate
1 ovo
4 xícaras de farinha de trigo (troquei meia xícara por semolina)
1 colher de chá de sal

1. Bata o abacate, azeite e o ovo e reserve.
2. Dissolva o fermento com o açúcar, acrescente o leite e a mistura de abacate. Aos poucos junte a farinha e o sal e misture até desgrudar das mãos. Sove bem e deixe descansar até dobrar de volume (30 minutos).
3. Modele o pão e deixe crescer novamente.
4. Leve para assar em forno pré aquecido por 15 a 20 minutos.
Não sei se já escrevi antes, mas para saber se o pão já está assado é só abrir o forno e dar uma batidinha no pão, se o som for oco ele já está assado.
Ah...fiz a massa na MFP, para isso, siga os mesmos passos acima: dissolvendo o fermento com açúcar na forma da máquina e acrescentando os líquidos e depois a farinha, escolha o ciclo Massa e depois modele conforme desejado.


Vai aí uma atualização, fiz de novo o pão com algumas modificações que não alteraram quase o resultado final. Ah...dessa vez fiz pães individuais e alguns recheei com goiabada.

Azeite 1 colher de sopa
Açucar 1 colher de sopa
Farinha de trigo 3 xícaras
Farinha de trigo integral 1 xícara



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pão de Queijo de liquidificador


Essa receita nos pegamos com o pessoal do Hotel Canto Verde em Gramado,  na nossa primeira viagem juntos (faz teeeeepo.....), todo café da manhã comíamos taaanto. Bom a receita ficou guardada todo esse tempo e redescoberta esse ano, e virou nosso lanche da tarde favorito. É daquelas receitas bem simples de fazer e que sempre dão certo. Já fiz recheada de goiabada, chocolate (o Fábio que gosta)...coberta com queijo, paprica...enfim é só usar a imaginação e se deliciar.

























Ingredientes
Fonte: Hotel Canto Verde Gramado
Rendimento: 14 pães de queijo (feitos em forma de muffin)

1 copo de leite
3 ovos
1/2 copo de óleo (receita original: 1 copo)
1 e 1/2 copo de polvilho doce
1/ 1/2 copo de polvilho azedo (receita original:3 copos do polvilho doce)
1 copo de queijo (pode ser qualquer um, já fiz com parmesão, minas padrão, mussarela, gruyere...)
1/2 colher de chá de sal

Bata todos os ingredientes no liquidificador (bata aos poucos o polvilho, fica uma massa bem espessa).
Leve para assar em forminhas de muffin ou empada. Forno pré aquecido 200°C por 20 a 30 minutos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Escondidinho de Chocolate



Em uma noite de muita vontade de comer um docinho mas com uma certa preguicinha de cozinhar resolvi testar essa receita que vi no Mais Você, adaptei um pouco pois não tinha todos os ingredientes e ficou mais fácil ainda...Recheei com banana picadinha e coloquei um pouco de amêndoas por cima depois de assado só para fazer uma graça. Ficou bem bom!!!! Vale para aqueles momentos de desejo de comer doce sem perder muito tempo!!!!

Ingredientes
Fonte: Mais Você
Rendimento: 2 potinhos de 200ml

100g de chocolate meio amargo
50g de manteiga sem sal
50g de açúcar de confeiteiro
30g de farinha de trigo
2 ovos
1 banana picada

Derreta o chocolate meio amargo com a manteiga em banho maria ou no microondas. Misture a parte a farinha, açúcar e os ovos. Adicione o chocolate derretido sem parar de mexer. Unte os ramequins. Coloque um pouco do creme de chocolate, a banana picada e mais creme de chocolate até quase a borda.
Leve para assar em forno pré aquecido 200°C por 12 minutos (o centro fica molinho mesmo, como um petit gateau).
Na receita original ela recheou com avelã e castanha do pará caramelizada + chocolate branco.





terça-feira, 7 de junho de 2011

Biscotti de Amêndoas e Canela


Biscotti = assado (cotto) duas vezes (bis), originário da Toscana é um biscoito rústico perfeito para saborear com café, chá ou molhadinho no vinho.... A primeira vez que comi  foi em uma viagem com meus pais,  minha mãe me ensinou a comer molhado no vin santo (um vinho italiano de sobremesa), mas vale qualquer coisa! 
O resultado me surpreendeu bastante, não achei que iria ficar tão bom quanto os comprados prontos. Depois de pesquisar um pouco escolhi essa receita pois não usava manteiga, queria poupar um pouco as calorias...hehehe


Ingredientes
Fonte: Chocolatria
Rendimento 20 biscoitos grandes - não dividi a massa em dois)

3/4 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha
3 ovos
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 colher de chá de canela
200g de amêndoas de sem pele, levemente torradas e picadas grosseiramente

Pré-aqueça o forno a 180°C. Misture o açúcar,  farinha, canela  e o fermento em pó. A parte bata os ovos. Despeje a mistura de ovos sobre a mistura seca de farinha. Mexa até ficar homogêneo. Adicione as amêndoas. Em uma superfície enfarinhada, despeje a massa e divida em duas partes (acabei fazendo sem dividir e os biscoitos ficaram um pouco maiores). Modele cada porção de massa em formato levemente achatado e retangular e disponha na assadeira com uma boa distância para não grudarem . Leve ao forno por cerca de 30-35 minutos. Remova do forno e deixe amornar. Corte fatias de cerca de 1 cm e disponha as fatias lado a lado na assadeira e leve ao forno por mais 15-20 minutos, virando do outro lado no meio do tempo de forno.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Piadina



A piadina é um pão típico italiano, apreciado na região da Emília Romana, tem cara de pizza, é assado na frigideira. Bem simples de fazer, com resultado delicioso para fazer lanches (é só dobrar ao meio e rechear com o que quiser), ou simplesmente com azeite e sal...humm
Para mim teve gostinho de infância, lembrou muito um pãozinho que minha avó fazia e que ela chamava de "tchatcha", nem sei como escrever, ela disse que a mãe dela fazia quando eram pobres, misturando a olho farinha, água e sal, e fritavam na frigideira. Como minha bisa era imigrante italiana, talvez tenha alguma relação mesmo com a piadina...
O maridão ficou com vontade de comer com chutney (aquele molhinho indiano agridoce) vou procurar algumas receitas e em breve tentar fazer...

Ingredientes 
(Fonte 200 receitas de pães tentadores Publifolha)
Rendimento 10 pães

450g de farinha de trigo
2 colheres de de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de chá de erva doce (não usei....estava em falta na dispensa)
1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico instantâneo
2 colheres de sopa de azeite
300ml de agua morna

Misture bem os quatro primeiros ingredientes. Acrescente o fermento e o azeite e misture. Faça uma cova no  meio a adicione a agua aos poucos, misturando ate obter uma massa macia e homogênea. Sove bem, divida a massa em 10 partes e molde-as como bolas. Deixe descansar por 10 minutos. Abra a massa em formato redondo com aproximadamente 4mm de espessura. Deixe descansar por mais 10 minutos.
Fure a massa com um garfo (para não criar bolhas). Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira e frite as massas ate dourar dos dois lados.