domingo, 24 de julho de 2011

Pão de Queijo do Viena


Quando vi essa receita minhas lombrigas já começaram a se manifestar....Já postei o bolo de pão de queijo e o pão de queijo de liquidificador, mas uma boa receita nunca é demais. E essa é ótima, me chamou bastante atenção pois nunca tinha testado uma receita com batata na massa! O resultado foi um pão com miolo bem consistente, saboroso e que congela muito bem (ótimo para assar quando bate aquela vontade louca). Fiz todo processo na planetária com a pá de pão (gancho), mas com certeza você pode amassar na mão, só vai precisar de mais força..Não precisei nem untar a mão para enrolar a massa, ela fica bem gostosa para trabalhar.
Bom, vamos lá:

Ingredientes
Fonte Blog da Miki - extraído do livro "Viena: comida de casa fora de casa" (infelizmente esgotado)

400g de batata cozida e espremida
450g de polvilho doce
500g de queijo meia cura ou outro de sua preferência ralado
2 ovos
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
75ml de óleo
75ml de leite quente
parmesão ralado para polvilhar opcional

Bata os ovos, óleo, fermento, sal e reserve.
Misture o polvilho com o queijo  (já comecei a usar a batedeira nessa etapa, cobri com um pano de prato só para o polvilho não sujar minha cozinha). Junte a batata e misture até ficar homogeneo. Acrescente a mistura de ovos e o leite aos poucos (se necessário acrescente um pouco mais de leite). Amasse bem até obter uma massa lisa (nesse ponto a batedeira ajuda muito se não quiser fazer muita força).
Faça bolinhas com a mão untada com óleo e disponha em assadeira, polvilhe com parmesão. Leve para assar em forno pré aquecido a 200C por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.
Obs. Fiz pãozinhos de 30g renderam 36. Congelei metade, dispondo as bolinhas, sem assar, em assadeira e deixando no freezer em aberto por 12 horas, depois é só embalar em saquinho ou vasilha bem tampada.

sábado, 23 de julho de 2011

Sopa de Cebola


A escolha de hoje foi motivada pelo friozinho e pela geladeira/dispensa beeem vazias!!!!!
Mas não quer dizer menos gostosa...uma vez ouvi alguém dizer que cebola não é meramente um  tempero mas ingrediente principal, concordo. Essa sopinha fica bem saborosa e dá aquela sensação de aconchego quando você toma. O maridão também gosta muito mas acha que falta "sustança", então as vezes modifico um pouco a receita original e acrescento um punhadinho de macarrão cabelo de anjo e cozinho um ovo no caldo (ovo poché).

Ingredientes
Ligeiramente adaptado daqui

4 cebolas médias cortadas em pétalas ou rodelas
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 litro de caldo de frango ou legumes
Sal
Pimenta
Noz moscada
Paprica doce (uma pitada)

Doure a cebola na manteiga, acrescente a farinha de trigo e misture por ~ 2 minutos. Junte o caldo, misture bem. Junte o sal, pimenta e noz moscada e deixe ferver por 10 a 15 minutos.
Para fazer uma graça, coloque a sopa em tigelas que possam ir ao forno, cubra com uma fatia de pão e queijo da sua preferência (ementhal, minas padrão, parmesão) e leve para gratinar.
Acabamos de comer acompanhado de um vinho daqui de Jundiai "Família Vendramin". Delicia!!!!!

Curso Cupcakes e Biscoitos Decorados


Mais um dia delicioso de cursos, bom na verdade foram duas tardes maravilhosas...Fiz um post só, pois ambos foram realizados no The Cake is on The Table, uma linda lojinha de Cupcakes.
O de biscoitos decorados foi ministrado pela Paula Cinini proprietaria da loja virtual The Cookie Shop, já acompanhava seu blog há algum tempo e foi muito bom poder conhece-la pessoalmente ela é muuuito simpática e explica bem o passo a passo, deixando mais segura até as mais inexperientes.
Ah... também gostaria de dizer que adorei conhecer minhas companheiras de curso (Mari Azevedo e Sumaia  Marin) que são pessoas muito talentosas e divertidas, assim foi combinação perfeita: muito aprendizado e muitas risadas. 


O de Cupcakes foi ministrado pela talentosa Paula Simões, uma das proprietarias do The Cake, foi uma iniciação da modelagem com pasta americana que há muito tempo eu tinha vontade de fazer mas achava um bicho de sete cabeças, perdi o preconceito e sai de lá cheia de novas ideias! Sensacional!



sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fudge de Menta



Elegi esse docinho como um dos meus preferidos! É muuuuuito fácil fazer e mais fácil ainda comer....deixei para fotografar no dia seguinte e só tinha sobrado um!!!!!! Vamos deixar claro que não fui só eu que atacou os doces!!!!
Conheci esse versão de fudge no curso com a Simone do Chocolatria, permite diversas combinações (com nozes, castanha, uva passa, caramelo...). Não sou muito fã da combinação de chocolate com menta mas surpreendentemente adorei a ideia de fazer com Hall´s moído, nessa proporção a menta não sobressaiu ao chocolate e para meu gosto ficou perfeito.
Nunca comi a versão americana, mas quem provou disse que muito doce e enjoativo. Garanto que esse chocolate é doce na medida certa e derreeeeete boca....

Ingredientes

 65grs de bala extra-forte Hall’s preto (~2 embalagens)
500grs de chocolate meio amargo
1 lata de leite condensado
Cacau em pó para polvilhar
Coloque as balas num saco plástico ou pano de prato e bata com um rolo de macarrão (usei um martelo, meu rolo não é tão resistente) até que quebrem em pedacinhos bem pequenos. Transfira para o processador e pulse até obter um pó fino (demora um pouco).
Forre uma forma (10x15cm) com celofane ou papel manteiga, deixe sobrando para fora da forma, ajuda a alisar a superfície e depois a desenformar.
Derreta o chocolate amargo picado no microondas por cerca de 2 minutos na potência média. Adicione o leite condensado e as balas trituradas e misture vigorosamente. Despeje o fudge na forma, alise a superfície e deixe esfriar. Depois refrigere por no mínimo 1 hora. Corte em quadradinhos e passe no cacau em pó ou chocolate derretido. Acabei deixando bastante tempo na geladeira então retirei e esperei uns 10 minutos para conseguir cortar. 
Depois de cortado pode congelar por até 2 meses.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Massinha" de Chocolate

Mais uma maluquice que vi no Bem Legaus!, cada uma que inventam! Chocolate belga maleável para brincar antes de comer! Será que dá tempo?



Frango com inspiração oriental


Acho que é mais uma ideia que uma receita, sei lá, é que ficou tão gostosinho que resolvi registrar aqui...

Ingredientes

Files de peito de frango cortado em tiras (usei 1 peito de frango)
1/4 colher de chá de alho picado
Molho de soja (~1 colher de sopa)
Óleo de gergelim (~1/4 de colher de chá)
Gengibre em pó ou ralado à gosto
sal e pimenta moída na hora
200g de ervilha torta picada grosseiramente
1 cebola cortada em pétalas
Saquê (~1/4 de xícara)
Gergelim preto para decorar

Misture os 6 primeiros ingredientes e deixe marinando por meia hora. Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira e frite o frango, depois que estiver selado de todos os lados, acrescente a cebola e deixe murchar um pouco. Em seguida, junte as ervilhas e o saquê. Deixe cozinhado por uns 5 minutos (não gosto da ervilha muito mole). Quando for servir polvilhe com o gergelim.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sonho Assado de Canela e Cardamomo



Essa semana estava procurando uma outra receita quando me deparei com essa delicia no blog Prato Fundo...e já me organizei para preparar, meu irmão veio me visitar e sempre gosto de preparar alguma coisa gostosa para acompanhar o  café. A receita parece complicada mais não é, tem algumas etapas e precisa de paciência pois é um pão de fermentação lenta...mas certamente vale a pena esperar, a textura é extremamente macia e o perfume do cardamomo invade a casa. Achei mais gostoso assim que saiu do forno, no dia seguinte já não estava tão macio mais ainda sim continuava bom e com o cheirinho das especiarias. Não dispense o açúcar que é polvilhado em cima pois a massa não é muito doce. E não, não é light...tem bastante manteiga na massa, mas não deixe de preparar por isso, faça como eu divida essa delicia com as pessoas que ama assim todo mundo come um pouco, fica feliz e não engorda!
Ah...você pode ver o vídeo original aqui.

Ingredientes
Fonte: Bluebird Coffe Shop -  adaptada pelo Vitor do Prato Fundo 
Rendimento 10 unidades

425g de farinha de trigo 
185g manteiga sem sal em temperatura ambiente
90ml de leite 
90g iogurte integral ou buttermilk
45g de açúcar cristal
2 ovos 
2 gemas
20ml de água morna
8g de canela em pó (2 colheres de chá)
3g de cardamomo em pó (1 colher chá)
5g de fermento biológico seco instantâneo (não tinha usei 15g de fermento fresco)
6g de sal
100g castanha de caju picada ou pistache (receita original)
100g de açúcar refinado para polvilhar
50g de manteiga sem sal derretida para passar após assado (não fiz)

Junte a farinha de trigo, açúcar cristal, sal, canela, cardamomo. Reserve na geladeira por 30 minutos, precisam estar gelados (não sei porque mas fiz mesmo assim). Misture leite, ovos e as gemas e reserve também na geladeira  por 30 minutos. Deixe o iogurte também gelado.
Misture a água morna com o fermento biológico e reserve por 2 minutos.
Numa tigela, junte os líquidos (a mistura de ovos e o iogurte) e os secos gelados. Comece a sovar na mão ou na batedeira planetária com o gancho (bata por 7 minutos em velocidade média). Acrescente a manteiga aos poucos, a massa fica bem macia e elástica e levemente pegajosa.
Transfira para um recipiente untado com óleo. Deixe fermentar por 45 minutos em temperatura ambiente.
Após a primeira fermentação, fazer o “fold” como você pode ver no vídeo do link acima (delicadamente retire o ar da massa achatando-a, em seguida dobre as bordas formando uma nova bola - é mais ou menos isso). Deixe fermentar novamente por 45 minutos em temperatura ambiente. Em seguida repetir o fold e reservar na geladeira por no mínimo 8 horas (fiz a noite e deixei até o dia seguinte a tarde ~20horas).
Divida a massa em 9 pedaços de 100g. Boleie cada pedaço e  deixe descansar por 10 minutos.
Achate cada bolinha, deixando com ~1cm de altura. Com um cortador redondo (~1,5cm, diâmetro), corte o centro de cada sonho.  Pode ser necessário um pouco de farinha de trigo sobre a superfície para que a massa não grude. Borrife água sobre todos os sonhos (usei um pincel), passe esse lado úmido sobre as castanhas de caju picadas, pressione levemente para grudar bem. Deixe crescer por 1 hora (não chega dobrar de volume) em assadeira untada ou forrada com papel manteiga. Leve para assar em forno pré aquecido a 200°C por 15 a 20 minutos (até ficar dourado).

Quando retirar do forno, pincele com a  manteiga derretida e passe no açúcar refinado. Batendo para retirar o excesso. Sem a manteiga o açúcar gruda do mesmo jeito.


Curso Chocolatria


No dia 02/07 fui  fazer um curso diferente da minha área, não sei se já falei que sou veterinária... Fiz o curso da Simone Izumi do blog Chocolatria, foi simplesmente MARAVILHOSO, nem senti o dia passando...é uma delicia aprender coisas novas ainda mais com uma pessoa que sabe tanto. Agora acho que perdi um um pouco o medo/trauma de trabalhar com chocolate...já tive algumas frustrações...trufas que não deram ponto para enrolar/cortar, transfer que não transferiu nada, enfim tentava fazer sem realmente saber trabalhar com chocolate.Claro que foi só o começo, ainda acho um desafio mas me sinto um pouquinho mais confiante!
Mesmo para quem não quer ser um profissional, como eu, o curso é bem legal, ensina uma boa base para fazer essas delicias para presentar amigos/família ou para você mesmo se esbaldar. A Simone é uma graça tem um astral incrível. Já acompanho o blog dela há 3 anos e foi muito legal conhece-la pessoalmente.
Ta aí o link do curso e umas fotinhos do que aprendi. Minha família nem acreditou de tão bom que ficaram os docinhos, que orgulho!!!!!
Chocolatria - contato@divaschocolates.com.br

Simone temperando chocolate

Mesa das delícias

Copinho de Cointreau e Physallis

Trufa de Limão Siciliano e Earl Grey


Trufa de Limão Siciliano e Lavanda

Fudge de Chocolate e Caramelo

Trufa de Coco

Bombom Cheesecake de Morango

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sopa de Abóbora com Frango


Receitinha fácil e light...Esse friozinho inspira um jantar como esse...Nós gostamos  muito de sopa  fico tentando inovar para não comer sempre as mesmas opções, essa sopa já fiz sem o frango e com curry e uma outra vez com linguiça. Mas essa foi a versão preferida.

Ingredientes

500g de abóbora da sua preferência - seca, paulista, japonesa (dessa vez fiz com a seca)
1 cebola picada
1 colher de chá de alho picado
1 peito de frango cozido e desfiado
1 batata média picada grosseiramente
um punhado de salsa picada
sal e pimenta à gosto

Descasque e pique grosseiramente a abóbora. Aqueça um pouco de azeite em uma panela (prefiro fazer na panela de pressão) junte a  cebola e o alho, quando começar a dourar acrescente a batata e a abóbora. Em seguida coloque água ou caldo de frango (o suficiente para quase cobrir a abóbora). Deixe cozinhar por 15 minutos depois que pegar pressão. Abra a panela, esmague a abóbora com garfo ou use o mixer se quiser mais cremosa (eu prefiro), acrescente o frango desfiado e tempere com sal e pimenta,se necessário junte um pouco mais de água ou caldo e deixe ferver por mais 10  minutos. desligue o fogo o coloque a salsa.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Bolo de Abacate


Mais uma da série para aproveitar a safra de abacates...Desde que vi essa receita fiquei bem interessada pois usava o abacate no lugar da manteiga/óleo. Fiz hoje para tomar café com minha cunhada e meu afilhadinho, que hoje estava dodói...oh dó!!! Prefiro mil vezes quando ele está destruidor, correndo sem parar e gritando "MADIIIINHA, MADINHAAAA!"
Fiz em forminhas de muffin e separei um quarto da massa para misturar com chocolate (o baixinho adora). O bolo ficou bem fofinho e gostoso para acompanhar um café. Acho que da próxima vez acrescentarei uma colher de chá de baunilha ou rum já que o bolo não fica com gosto de abacate.


Ingredientes

190g de abacate amassado (meio abacate grande) 
4 gemas
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
4 claras em neve
1 pitada de sal

Bata o abacate, as gemas e o açúcar até ficar bem cremoso. Continue batendo e acrescente a farinha e o leite. Misture delicadamente as claras e o fermento.
Leve para assar em forma de buraco no meio ou em forminhas individuais, forno pré aquecido 200°C por ~15 minutos. Renderam 14 bolinhos.