sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Roscón de Reyes

... ou Rosca de Reis

Trata-se de uma tradição espanhola para comemorar o Dia de Reis. Delicioso pão doce perfumado com raspas de laranja e água de azahar (água de flor de laranjeira), enfeitado com frutas secas  e na maioria das vezes recheado (chantilly, creme confeiteiro, trufa). Dentro dos pães são escondidos presentinhos ou figuras dos reis magos, Nossa Senhora, São José....Para acompanhar toma-se chocolate quente!!!! este pão também é encontrado no México, Argentina, Portugal...
No Brasil não temos tradição de comemorar o Dia de Reis, no máximo guardamos os enfeites de Natal e encerramos assim este período. Mas como meu marido é filho de espanhol, resolvi manter a tradição e preparar esse pão para comemorarmos a data. Recheie com creme confeiteiro porque realmente não me apeteceu rechear o pão com chantilly (que é o mais comum nas terras de Espanha) e não encontrei a água de azahar, mas acho que com as raspas de laranja e limão já ficou bem perfumado. Receita da massa é excelente, bem macia, úmida e doce na medida certa, Vale a pena até para usar para fazer outros pães doces!!! Bom agora vamos a receita que hoje já falei demais....

Ingredientes
Rendimento 2 pães de aproximadamente 20cm

Massa Madre (ingredientes em temperatura ambiente)
70ml de leite
10g de fermento biológico fresco
1 colher de chá de açúcar
130g de farinha de trigo

Açúcar aromatizado
120g de açúcar
raspas da casca de 1/2 laranja
raspas da casca de meio limão

Massa (ingredientes em temperatura ambiente)
450g de farinha de trigo
60ml de leite
70g de manteiga
2 ovos
15g de fermento biológico fresco
uma pitada de sal
30ml de água de azahar (não achei - não coloquei)


Comece preparando a massa madre, dissolva o fermento no leite e misture com os outros ingredientes. Não precisa homogenizar a massa, somente junte os ingredientes até formar uma bola. Coloque a massa em um recipiente com água morna, quando a aumentar de volume e flutuar pode utilizar.
Para preparar o açúcar aromatizado misture bem, com a ponta dos dedos, as raspas da casca com o açúcar até que o mesmo mude ligeiramente de cor.
Para a massa propriamente dita, misture a farinha, ovos, fermento dissolvido no leite, sal, açúcar aromatizado e a massa madre. Amasse bem por 5 minutos. Misture a manteiga aos poucos e sove por mais uns 10 minutos, até que a massa desgrude das mãos, fique lisa e elástica. Forme uma bola, coloque em um recipiente de vidro e cubra com um filme plástico. Deixe crescer até dobrar de volume. 
Divida a massa um bolinhas de ~70g cada e coloque em uma forma redonda ~20 a 25cm, deixando um pequeno espaço entre elas. Deixe crescer novamente. Pincele delicadamente com um ovo batido. Se quiser, enfeite com frutas secas. Leve para assar em forno pré aquecido a 180C por ~30minutos.
Deixe esfriar em cima de uma grade e recheie conforme desejado.



Creme confeiteiro

500ml de leite
1/2 fava de baunilha
40g de farinha de trigo
80g de açúcar
4 gemas

Leve o leite para ferver com a baunilha (corte a fava ao meio, raspe as sementinhas e coloque no leite juntamente com a casca). Enquanto isso bata as gemas com o açúcar e a farinha. Sem parar de bater, acrescente a metade do leite e misture bem. Volte a mistura à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar, aproximadamente 5 minutos. Espere esfriar antes de utilizar. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário