sexta-feira, 20 de abril de 2012

Baba ao rum


Faz tempo que essa sobremesa está na minha lista para preparar em casa e sempre foi ficando para depois...mas essa semana vi essa receita em tantos lugares diferentes que minhas lombrigas se atiçaram e fui correndo para cozinha!!! 
É um bolo feito com massa de pão!!! Não é difícil de preparar só precisa paciência devido ao tempo para levedar a massa. 
O resultado é um bolo muito aerado molhadinho pela calda doce de rum, huuuuummmm!!!!! Pode ser servido com creme de leite batido, creme inglês, sorvete, frutas frescas picadas, geleia... Fiz com creme de leite batido e frutas.
Nas minhas buscas na net, vi versões da calda com vinho doce, chocolate, baunilha, maracujá... outras frutas secas no lugar das passas...Nas próximas vezes (sim terão outras vezes, é muuuito bom!!!!!), testarei outras combinações.
Se quiser saber a história da origem desse tradicional doce francês use esse link, foi o mais completo que achei.

Ingredientes
Adaptei metade da receita da massa e fiz o volume total da calda

Massa
250g de farinha de trigo
60g de leite
15g de fermento biológico fresco
38g de açúcar
100g de ovos (~2 ovos)
2g de sal (1 pitada)
75g de manteiga
50g de passas brancas
Raspas da casca de 1/2 laranja

Calda
400ml de água
300g de açúcar
1 laranja pera cortada em 4 partes
1 pau de canela
2 cravos
90ml de rum

Massa
Faça uma esponja com o leite, fermento e 60g da farinha de trigo (misture bem e deixe descansar por 30 minutos).
Em seguida misture o restante da farinha, o açúcar, os ovos e a esponja fermentada. Junte o sal, a manteiga, as passas e raspas de laranja. Amasse até que fique homogêneo. Não precisa ficar sovando. A massa tem que ficar lisa e pegajosa. Deixe descansar por 30 minutos. Coloque em uma forma untada (usei uma forma com buraco no meio) e deixe crescer até dobrar de volume. Leve para assar em forno pré aquecido a 180C por 30 a 40 minutos (ou até ficar levemente dourado).
Desenforme e umedeça com a calda ainda quente (fui colocando aos poucos conforme a massa foi absorvendo a calda).

Calda
Misture todos os ingredientes, com exceção do rum, e leve para ferver até dissolver o açúcar. Desligue o fogo e acrescente o rum. Coe e utilize.





Nenhum comentário:

Postar um comentário